Os mórmons têm ocupado um espaço grande na mídia mundial ultimamente por conta da campanha a presidente do republicano Mitt Romney. Pressionado por seus concorrentes, na semana passada ele divulgou suas declarações de imposto de renda dos últimos dois anos.
Passou-se então a comentar que ele, e sua esposa Ann, doaram pouco mais de 10% de sua renda para a igreja, cumprindo o que sua doutrina ensina sobre o dízimo.
Em todas as religiões a questão financeira aparece de alguma forma e, em especial entre os evangélicos, o dízimo é pregado com frequência. Mas os mórmons não são evangélicos.
Uma investigação sobre doações para igrejas realizada anualmente pelo últimos 34 anos, mostra que a “generosidade de todas as igrejas tem vivido um declínio constante, especialmente nas protestantes” disse Sylvia Ronsvalle.
Ela mostra ainda que, desde 1968, as contribuições foram caindo lentamente de 3,11% do rendimento em média, para 2,38%, entre as igrejas consideradas “tradicionais”. As chamadas neopentecostais são mais difíceis de acompanhar, pois não revelam seus dados sobre arrecadação.
Na opinião de Sylvia as igrejas têm falhado “em chamar as pessoas para investir em uma visão muito maior.” Ela acredita que ainda exista uma disposição maior em doar para missões e para programas que ajudam pessoas bem pobres que para as congregações locais.
Entre os mórmons, no entanto, “o dízimo é um princípio muito forte”, disse Gregory Stock, líder Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias na Louisiana.
Uma pesquisa recente do Fórum Pew sobre Religião e Vida Pública revelou que 79% dos mórmons são dizimistas, uma percentagem muito maior do que os católicos e evangélicos.
Mitt Romney foi missionário e líder da igreja mórmon na França na juventude. O ex-governador de Massachusetts e sua esposa doaram US$ 2,6 milhões para sua igreja em 2011.
Em comparação, o presidente Barack Obama, que se apresenta como cristão evangélico, doou cerca de 14% de sua renda de US $ 1,8 milhões para uma igreja. Além disso, fez 36 contribuições para ONGS e fundações educacionais.
Um amplo estudo chamado de Pesquisa da vida congregacional dos EUA constatou que apenas um terço dos católicos e dois terços de evangélicos tradicionais doam mais de 5% de sua renda. O estudo não inclui congregações judaicas ou muçulmanas por causa de seus números menores.
Ronsvalle e outros estudiosos disseram que o compromisso tende a ser maior entre os evangélicos por causa de seu respeito pela autoridade das Escrituras, onde o assunto é repetido várias vezes, seja como mandamento ou como prova de fé.
A pesquisadora Cynthia Woolever disse que os católicos são os que menos doam porque a Igreja Católica não enfatiza tanto o stress, mas cobra por cerimônias que são gratuitas em outras denominações.
Um dos aspectos que possivelmente faça diferença é que entre os mórmons as ofertas são controladas mais de perto. Os líderes mórmons mantêm um tipo de contabilidade e uma vez por ano as famílias são convidadas a sentar-se brevemente com o líder de sua congregação e discutir sobre as doações.
Para os muçulmanos, por exemplo, a obrigação de caridade está no Alcorão, diz Aaron Spevack, professor de Estudos Islâmicos na Universidade de Loyola. A lei islâmica obriga os muçulmanos a doar anualmente cerca de 2,5% da renda para os pobres e necessitados, e mais a outras causas, se for capaz.
Entre os judeus, as Escrituras hebraicas não detalham apenas o dízimo, disse o rabino Robert Gates, existem outros tipos de ofertas e momentos das festas anuais em que se doa dinheiro.
“Mas o conceito de ajudar o próximo, chamado Tzedaka, nos impõe a obrigação de fazer justiça… Não é simplesmente uma questão financeira. É algo que precisamos para fazer justiça em nossa comunidade. Isso se traduz em atos concretos e também em apoio financeiro. Obediência a Deus”.
As Doutrinas Estranhas do Mormonismo
As doutrinas do Mormonismo ficaram mais estranhas à medida que a seita se desenvolveu. Atualmente, as doutrinas mórmons são as seguintes:
(Observação: Estas doutrinas são documentadas por escritores mórmons, não por opositores do mormonismo.)
- O verdadeiro evangelho foi perdido na terra. O Mormonismo é a sua restauração, Mormon Doctrine, by Bruce R. McConkie, p. 635. Eles ensinam que existiu uma apostasia e que a verdadeira igreja deixou de existir na terra.
- Nós precisamos de profetas hoje, da mesma maneira que no Antigo Testamento, Mormon Doctrine, p. 606.
- O Livro de Mórmon é mais correto que a Bíblia, History of the Church, vol 4, p. 461.
- Não existe salvação fora da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Mormon Doctrine, p. 670.
- Existem muitos deuses, Mormon Doctrine, p. 163.
- Existe uma deusa mãe, Articles of Faith, by James Talmage, p. 443.
- Deus foi um homem em um outro planeta, Mormon Doctrine, p. 321.
- Depois de você tornar-se um bom mórmon, você tem potencial para tornar-se um outro deus, Teachings of the Prophet Joseph Smith, p. 345-347, 354.
- Deus, o Pai, tem um pai (Orson Pratt in The Seer, p. 132; Um dos propósitos do The Seer era "elucidar" a doutrina mórmon, The Seer, 1854, p. 1).
- Deus, o Pai, tem um corpo de carne e ossos, Doctrine and Covenants, 130:22.
- Deus tem a forma de um homem, Joseph Smith, Journal of Discourses, vol. 6, p. 3.
- Deus é casado com a sua esposa-deusa e tem filhos espirituais,Mormon Doctrine, p. 516.
- Nós fomos gerados primeiro como bebês espirituais no céu e então nascemos naturalmente na terra, Journal of Discourses, vol. 4, p. 218.
- O primeiro espírito que nasceu no céu foi Jesus, Mormon Doctrine, p. 129.
- O Diabo nasceu como um espírito depois de Jesus "na manhã da pré-existência" Mormon Doctrine, p. 192.
- Jesus e Satanás são espíritos irmãos, Mormon Doctrine, p. 163.
- Um plano de salvação era necessário para as pessoas na terra. Então, Jesus e Satanás apresentaram cada um o seu plano, e o plano de Jesus foi aceito. O Diabo quiz ser o salvador da humanidade para "anular a identidade dos homens e destronar a deus." Mormon Doctrine, p. 193; Journal of Discourses, vol. 6, p. 8.
- Deus teve relações sexuais com Maria para produzir o corpo de Jesus, Journal of Discourses, vol. 4, 1857, p. 218.
- O sacrifício de Jesus não é suficiente para limpar-nos de todos os nossos pecados, Journal of Discourses, vol. 3, 1856, p. 247.
- As boas obras são necessárias para a salvação, Articles of Faith, p. 92.
- Não existe salvação sem aceitar Joseph Smith como um profeta de Deus, Doctrines of Salvation, vol. 1, p. 188.
- Batismo pelos mortos, Doctrines of Salvation, Vol. II, p. 141. Esta é a prática de alguém batizar-se em lugar de alguém, não-mórmon, que já tenha morrido. Eles crêem que, no após vida, a pessoa "nova batizada" esteja habilitada a entrar em um céu mórmon de maior nível.
- Existem três níveis de céu: Telestial, Terrestrial e Celestial, Mormon Doctrine, p. 348.
Traduzido e adaptado de Nola.com
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